ATENÇÃO!
Neste ano, tem Censo Nacional das Unidades Básicas de Saúde (UBS) em todo o Brasil! E você sabe o que isso significa? Arraste para o lado e entenda melhor!
Para planejar essa estratégia de pesquisa, o Ministério da Saúde deu início a uma série de encontros com instituições parceiras para discutir a agenda de avaliação na atenção primária e elaborar uma proposta de instrumento que reflita os princípios do SUS, os atributos e as diretrizes da APS.
É um levantamento fundamental conduzido pelo Ministério da Saúde para entender as necessidades dos profissionais e usuários das Unidades Básicas de Saúde (UBS).
A apuração identifica as áreas prioritárias para investimentos no Sistema Único de Saúde (SUS).
100% das unidades de saúde serão analisadas.
A iniciativa vai fornecer dados para orientar a criação de políticas públicas mais eficazes, promovendo a saúde da população e consolidando a qualidade do SUS.
O CENSO AJUDA A MELHORAR A SAÚDE PÚBLICA!
A pesquisa ocorrerá em 2024 e será conduzida em duas etapas:
Questionário online abrangente sobre as UBS;
Estudo amostral para aprofundar os dados coletados.
A análise será baseada no diagnóstico de infraestrutura, equipamentos, tecnologia e processo de trabalho das equipes.
O último Censo das UBS foi realizado em 2012, por meio do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (Pmaq).
Neste ano, o Ministério da Saúde vai contar com diversas parcerias, como Conass e Conasems, Abrasco, CNS, Opas, Ipea, Rede APS e representantes da comunidade acadêmica.
Saiba mais: https://bit.ly/430FI48
Fonte: minsaude
Mil vezes melhor ainda
ResponderExcluirInvestimento tecnológico por parte das três esferas de governo e, a distribuição igualitária, do Previne Brasil, a TODOS os profissionais que fazem percepção a estes investimentos ministeriais, assim valorizando e motivando os os profissionais do SUS.
ResponderExcluirÉ fundamental que o governo cumpra seu compromisso com todos profissionais da saúde que estão inseridos no sus. E garanta valorização, na carreira desses profissionais , cumpra lei do piso salarial dos profissionais da odontologia lei Federal 3999/61 cirurgião dentista,técnico em saúde bucal e prótese dentária, auxiliares em saúde bucal e prótese dentária. Valorização do nasf hoje eMulti,salarios compatível com grau de formação etc. Enfim que o governo atual pratique a justiça social com todos profissionais de saúde desse Brasil, garantindo o plano cargos e carreira e vencimentos de todos os profissionais do sus. Essa a reivindicação mínima de todos os niveis de graduação dos profissionais que fazem na prática o sus funcionar
ResponderExcluirA importância do governo fazer a sua parte é mto bom , mas existe tbm aquela parte onde o ministério da saúde tenta reconhecer o profissional da saúde e o dinheiro é desviado no caminho e n chega na conta dos profissionais . Seria importante fosse aberta uma conta em nome dos próprios profissionais de saúde para que esse incentivo fosse depositado direto na sua conta sem arrodeios , assim evitaria os devios mal explicados com alegações de que investiu em outros beneficios de compra de materiais etc e os profissionsempre a ver navios , nunca recebem seu incentivo já reconhecido e autorizado pelo MS, sempre é passado ra trás .Uma vergonha isso , toda vez essa decepção.
ResponderExcluirO incentivo da Equipe Saúde Bucal por exemplo ,desde o ano passado atéo dia de hj nada . Como sempre
ResponderExcluirProfissionais da saúde sempre desvalorizado , muita cobrança , ZERO valorização
ResponderExcluirFazer propaganda é mto bom , quero vér é dar valor ao profissional com incentivos que garanta o profissional a trabalhar com mais impulso e garra .
ResponderExcluir