sexta-feira, 10 de outubro de 2025

Mídia diz reconhecer importância dos ACS/ACE Mas Crítica aprovação da PEC da Aposentadoria Especial da categoria


Após a aprovação da PEC 14/21 que trata da Aposentadoria Especial e Desprecarização dos ACS ACE na Câmara dos Deputados no dia 07 de outubro/25, o que se viu em alguns veículos de comunicação da "Grande mídia", foi um verdadeiro Festival de ataques, Inverdades, e Terrorismo barato sobre os impactos que a PEC 14 irá causar no orçamento da União ao longo dos próximos anos. 

A mídia fala de impacto no orçamento do governo, mas não fala da economia que o mesmo governo faz, através do trabalho de prevenção que é realizado pelos Agentes de Saúde todos os dias junto a população em todo Brasil. 

Com o trabalho realizado pelos Agentes de Saúde, o Governo economiza todos os anos, Milhões, bilhões de reais, que superam e muito o valor que será gasto nos próximos anos com a Aposentadoria Especial da categoria.

Assista nos 02 vídeos abaixo, um pouco do que a mídia falou da Aposentadoria Especial dos ACS/ACE após a aprovação da PEC 14 na Câmara dos Deputados. Confira!

CBN:

Vídeo reprodução: CBN

GLOBO NEWS:
Vídeo reprodução: Globo News 

Isso a mídia não diz:

A Mídia não diz que "SOMOS OS PRIMEIROS COMBATENTES", que nós somos os profissionais que estamos expostos às doenças, aos vírus e a todos os problemas de cunho social e de saúde da comunidade.
Somos os primeiros combatentes. Somos os primeiros a chegar à casa do cidadão, tanto para levar informações quanto para colher dados e fortalecer o elo entre a comunidade e o setor público.
Com o nosso apoio, a comunidade conquista benefícios e o governo economiza bilhões com o nosso trabalho. Mas isso a mídia não mostra — não mostra os desafios, os riscos e os sacrifícios que enfrentamos todos os dias.
Entre 2015 e 2017, enfrentamos a epidemia do Zika Vírus, que trouxe ao país inúmeros casos de bebês nascidos com microcefalia. Mais uma vez, fomos à luta e, unidos, combatemos essa epidemia. Hoje, quase ninguém fala mais sobre microcefalia causada pelo Zika, mas nós sabemos quem foram os verdadeiros heróis dessa história: nós, os agentes comunitários de saúde e de endemias.
Graças a Deus, os portadores de microcefalia hoje têm direito a uma indenização de R$ 50 mil, além de uma pensão vitalícia com teto máximo. Esse ganho representa um importante amparo e mais dignidade para as mães e seus filhos.
Mas e nós? Nós que estamos todos os dias nas ruas, nas comunidades,  urbanas e rurais, nós becos e vielas, nas periferias e favelas levando informações e cuidando da saúde das pessoas, nos expondo a agentes químicos e biológicos, ao sol escaldante, a animais bravos, pessoas descontroladas, usuários de drogas e tantos outros perigos. Nós ainda não temos uma aposentadoria digna, com paridade e integralidade.
Mesmo assim, seguimos firmes, com fé e coragem, apesar daqueles que tentam nos desvalorizar e fingem não compreender a importância do nosso trabalho.
Ninguém chega onde nós chegamos.
Deus está no controle! E enquanto Ele estiver à frente, continuaremos conquistando muito mais — porque quem nos protege, não dorme.

Crédito do texto: Mílton Fernandes dos Santos
Agente Comunitário de Saúde(ACS)  Ouriçangas - Bahia 


Outras matérias de interesse da nossa categoria acesse a página inicial do meu Blog no link abaixo: magraoaceubaira.blogspot.com

3 comentários:

  1. Acho que pra acabar este dilema, deveria federalisa.

    ResponderExcluir
  2. Está Miriam leitão e uma grande suína não só no nome.🐷🐷

    ResponderExcluir
  3. Grandes verdades quê só Deus sabem e nós com as nossas lutas

    ResponderExcluir

COMENTÁRIOS:

PESQUISE AQUI LEIS E PORTARIAS DOS ACS E ACE